[Thecnica Sistemas de Treinamento] Textos, eventos e resenhas em arquitetura, informática, política e desenvolvimento pessoal 
Login: 
Senha:   
Fazer cadastro conosco
O Site | Quem somos | Contato | Cadastre-se | Apoiadores
Equipe | Perguntas freqüentes

Home   Cursos e Eventos   Todos os artigos  
Resenhas   Anuncie   Quer colaborar?  


Livros e revistas em formato digital

Livros, revistas e informativos em formato digital existem desde os primeiros tempos dos PCs e ganharam mais espaço com o surgimento da internet. O formato PDF deu ainda mais ânimo a este mercado, mas foi só mesmo quando surgiu o eInk, o papel eletrônico, usado nos dispositivos de leitura portáteis, que o livro eletrônico (ou "eBook") marcou definitivamente sua presença na vida de milhares de leitores ao redor do mundo. A Amazon foi a primeira grande distribuidora de livros a investir pesado no eInk, ao lançar o Kindle, desencandeando e liderando u movimento crescente de digitalização de tudo o que existe por aí em formato físico e de muito mais conteúdo em conteúdo exclusivamente digital.

Tipos de tela dos leitores de ebook

Existem basicamente dois tipos de tela que podem ser usadas nos dispositivos capazes de reproduzir ebooks: as com base no eInk e as demais, geralmente baseadas em Led ou LCD.

O eInk é interessante porque reproduz a mesma sensação visual de uma folha de papel usada nos livros, permitindo que leiamos durante horas a fio sem o cansaço visual causado pelas telas brilhantes usadas nos computadores, netbooks e smartphones. O primeiro leitor construído com eInk foi o Kindle da Amazon, que até hoje domina este mercado e é um dos principais distribuidores de livros eletrônicos. Fora a conveniência da tela eInk, o Kindle e os outros leitores digitais se popularizaram porque a capacidade de armazenamento dos leitores eletrônicos permite carregar milhares de obras em um único aparelho.

Além dos leitores Kindle com eInk existem outros leitores e também os PCs, tablets e smartphones também podem ler ebooks usando os softwares apropriados. A desvantagem destes outros dispositivos (com telas baseadas em Led, LCD ou similar) é que não dá para ler ao ar livre, na praia, na piscina ou num jardim, ao contrário do eInk que é perfeitamente visível nestes ambientes.

A comparação "livro digital" versus "sites de conteúdo"

Em especial na área de informática, existem dezenas de sites que trazem artigos e notícias extensos, sendo uma fonte importante de informação. Surge daí uma pergunta inevitável: "porque eu deveria pagar por algo que posso obter de graça?"

Acontece que o livro digital é uma obra planejada, pensada, fechada e registrada nos órgãos públicos (ISBN), que tem coerência interna e uma linha editorial que norteou seu desenvolvimento, tudo isto feito por um autor ou empresa que zela pela qualidade e confiabilidade das informações.

Ao mesmo tempo, as informações disponíveis na internet são de baixa confiabilidade e estão dispersas e fragmentadas, sem falar que geralmente não seguem uma ordem lógica e cronológica, previamente estudadas para passar o conteúdo de uma forma didática e coerente, que facilite o aprendizado e a localização das informações, das causas e motivos dos assuntos tratados.

Vendas e direitos de uso dos livros digitais

Os livros e revistas dos autores da Thecnica Sistemas são vendidas por livrarias especializadas, como Amazon, Saraiva, IBA e outras. Estas empresas aplicam um dispositivo contra cópia (DRM) que impede a leitura dos arquivos fora daqueles que pertençam ao comprador. É um maneira de proteger o autor contra a perda dos seus direitos autorais, afinal, ele trabalhou um bocado para produzir o material e não é justo que sua obra se espalha livremente por aí.

De maneira geral, os sistemas de DRM das distribuidoras de livros digitais permitem que cada obra seja lida em até 6 dispositivos por cada comprador. Assim, cada obra digital que você adquire pode ser lida, por exemplo, no PC do escritório, no PC e no notebook em casa, no smartphone e no tablet.

A Amazon, em especial, permite também “emprestar” um livro digital que você comprou para que outra pessoa possa ler, em determinado dispositivo e por um certo tempo (desde que o autor permita esta recurso).

Para comprar, localize em nosso site a obra que deseja, escolha o formato dentre os disponíveis (EPUB, PDF ou Kindle) e use o link para ir na livraria que comercializa aquele formato. Depois de feito o pagamento, dependendo da livraria, poderá ser fornecido um link para download do livro ou então a obra ficará disponível na sua estante virtual que faz parte de sua conta naquela livraria, e poderá então ser baixada e lida quando quiser.

Os formatos de livros e revistas digitais

Existem vários formatos de livros e revistas distribuídos digitalmente. Dentre estes a Thecnica Sistemas escolheu trabalhar com um ou mais destes três: EPUB, Adobe PDF e Amazon Kindle. Veja a seguir as características de cada um deles:

PDF – O primeiro formato padronizado, foi criado tendo em vista a reprodução fiel de um material impresso, com todas as figuras, tabelas, fontes, etc. Justamente por esta rigidez ao modelo impresso, só fica bom no meio digital quando reproduzido em dispositivos com tela grande, como é o caso dos PCs. Quando lido nas telas pequenas típicas dos smartphones a imagem precisa ser corrida para um lado e para o outro durante a leitura, dificultando a leitura e tornando-a cansativa.

EPUB – É um formato padronizado, livre e aberto criado pelo International Digital Publishing Forum (CICOM). Os arquivos têm a extensão .epub. Foi projetado para ter conteúdo fluido, onde a tela de texto pode ser otimizada de acordo com o dispositivo usado para leitura. O texto se adapta a qualquer tamanho de tela e de letra disponível, sendo o que proporciona melhor leitura para textos corridos.

Kindle da Amazon – Adota um formato de arquivo próprio, derivado do antigo MOBI e com arquivos com as terminações em .azw3, .azw ou .kf8. Os leitores Kindle lêm também outros formatos de arquivo, mas desde que não tragam DRM de outros fabricantes. As grandes vantagens do sistema Kindle é que existem milhões de títulos à disposição, e geralmente usa tela eInk, que de longe dá a melhor leitura, com texto fluindo e com tamanho ajustável.

A Thecnica Sistemas trabalha com os formatos EPUB e Kindle, mas sugerimos optar pelo Kindle, quando possível, porque consideramos um sistema melhor, se analisado como um todo. É mais prático e funciona bem em qualquer lugar, além de poder usar o excelente leitor Kindle da Amazon com tela eInk.


Links com mais informações sobre eBooks:

Portal G1 (Globo)
. Gato Sabido e seu fundador mostrados na Globo News
. Tire suas dúvidas sobre os leitores digitais
. Novo Kindle supera antecessores em encomendas no 1º mês
. Livro digital é desconhecido por 67% dos brasileiros
. Conheça o Positivo Alfa, 1º leitor de livros digitais projetado no Brasil

Portal IG
. Kindle 3 deixa os rivais para trás
. Brasileiros descobrem livros digitais durante a Bienal
. Obras em português representam menos de 2% do total de livros digitais
. Diferentes formatos de livros digitais confundem usuários
. Confira cinco opções de leitores de livros digitais disponíveis no Brasil
. Conheça programas para ler livros digitais no computador

Outros sites
. Giz Explica:Livros digitais no Brasil: como, onde e por que (talvez não) comprá-los
. Como usar o Adobe Digital Editions para ler eBooks no PC