[Thecnica Sistemas] Como interligar dois micros distantes com uma rede wireless 
tte

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
Inscreva-se no nosso nosso canal no Youtube para ser notificado de novos vídeos

Você está aqui: Home » Artigos sobre Redes Locais
Artigo (veja mais 82 artigos nesta área)

Como interligar dois micros distantes com uma rede wireless

Questão colocada pelo leitor

Preciso ligar 2 PC sem ter cabos que atravessem a rua. Possuo um roteator wireless Linksys WRT54G que fica localizado a uns 40 metros longe da outra casa, onde às vezes consigo um sinal mínimo. Gostaria de saber se colocando uma antena de 25 Db no outro PC (que fica do outro lado da rua) daria um ganho consideravel? Ou teria que colocar um antena emissora no roteador?


Nossa respostaO sinal da rede wireless é muito parecido com o de uma lâmpada, destas de iluminação. Quanto mais baixa a lâmpada estiver, mais sombras vão aparecer e menos ela vai iluminar. No caso da rede, quanto mais alta ficar a antena do roteador, quanto menos obstáculos estiverem no caminho, e quanto mais perto a antena ficar do receptor, mais alto vai chegar o sinal no cliente.

No caso de uma rede destas a antena do roteador deve ser colocada, de preferência, do lado de fora da edificação, no local mais alto possível mas a salvo dos ladrões e dos elementos agressivos da natureza como sol e chuva. A antena deve ter uma visada o mais direta possível para o micro que vai receber o sinal do roteador. Se preciso, deve ser ligado um cabo para que a antena seja desligada do roteador e possa ser colocada em evidência.

Critérios para a escolha de uma antena para rede wireless

Além do posicionamento físico da antena, a escolha do modelo de antena mais adequado para a sua aplicação wireless é de grande importância. Para tanto, existem alguns cuidados a ser considerados, pois o sucesso do projeto depende fundamentalmente do sistema irradiante, isto é, da antena. Os principais fatores são:
  • Distância - A antena a ser escolhida deve cobrir uma distância maior do que a necessária para determinada situação a ser atendida. Caso seja utilizada uma antena operando em sua capacidade máxima, provavelmente os sinais chegarão mais fracos que o exigido pela aplicação e isto tende a agravar-se com o tempo, devido ao desgaste e oxidação dos equipamentos.
  • Largura da onda - Expressa em graus, a largura de onda denota o alcance de um sinal. Quanto mais larga for a onda mais curta tende a ser a área de cobertura. Por outro lado, as ondas mais largas compensam os fatores ambientais, como o vento, que afetam adversamente a performance da antena.
  • Ganho - Expresso em dbi, representa o aumento da potência do sinal após processado por um dispositivo eletrônico. Usualmente, ganhos maiores revertem em distâncias maiores, contudo maiores distâncias exigem largura de onda menor e margem de erro muito maior. Para evitar esses problemas, alguns fatores como vento e prédios existentes no trajeto do sinal devem ser considerados no projeto da rede wireless.

Tipos de antena para redes wireless

Alguns cuidados devem ser considerados na hora de escolher o modelo de antena mais adequado para uma aplicação wireless, pois o sucesso do projeto depende fundamentalmente do sistema irradiante, e existem diversos tipos de antena externa para as redes wireless. Entre eles podemos citar:
  • Distância - A antena a ser escolhida deve cobrir uma distância maior que a aplicação necessária. Caso seja utilizada uma antena operando em sua capacidade máxima, provavelmente os sinais chegarão mais fracos que o exigido pela aplicação.
  • Largura da onda - Expressa em graus, a largura de onda denota o alcance de um sinal. Geralmente, quanto mais larga for a onda, mais curta será a área de cobertura. Por outro lado, as ondas mais largas compensam os fatores ambientais, como o vento, que afetam adversamente a performance da antena.
  • Ganho - Expresso em dbi, é o aumento da potência do sinal após processado por um dispositivo eletrônico. Usualmente, ganhos maiores revertem em distâncias maiores, contudo maiores distâncias exigem largura de onda menor e margem de erro muito maior. Para evitar esses problemas, alguns fatores como vento e prédios existentes no trajeto do sinal devem ser considerados no projeto da rede wireless.


Para começar, podemos dividir estes tipos em dois grupos principais: omnidirecional e direcional.

Antena Omnidirecional

As antenas omnidirecionais cobrem 360º no plano horizontal. Elas trabalham excepcionalmente bem em áreas amplas ou em aplicações multiponto. Usualmente, este tipo de antena é utilizado em estações base, com estações remotas colocadas ao seu redor. Fisicamente, estas antenas são uma espécie de vareta, parecida com as antenas dos auto-rádios (vide foto ao lado).

Antenas direcionais

As antenas direcionais concentram o sinal em uma única direção. Seus sinais podem ter alcance curto e amplo, ou longo e estreito. Via de regra, quanto mais estreito o sinal maiores distâncias ele alcançará. Normalmente, este tipo de antena é utilizado em estações remotas para fazer a comunicação entre estas estações com uma ou mais estações base. O formato da antena também deve ser levado em conta. Os formatos de antenas direcionais mais comuns são estes:

Parabólica - As antenas parabólicas canalizam o sinal em forma de cone, sendo indicadas para aplicações de longa distância. A antena semi-parabólica, uma variação da parabólica, emite o sinal de forma elíptica. Os modelos grid (grelha) são menos suscetíveis à ação dos ventos em razão dos mesmos passarem através da estrutura em forma de gaiola. Seu sinal pode chegar de 40 a 50 Km em condições eletricamente visuais (foto à direita).

Setorial - As antenas setoriais têm formato amplo e plano, e são normalmente montadas em paredes podendo ser interna ou externa. São mais recomendadas para links entre prédios com distâncias de até 8 km. Algumas podem operar até 3 Km. dependendo do ganho especifico no projeto (foto à esquerda).

Yagi - São antenas rígidas usadas externamente em ambientes de condições hostis. Foram projetadas para resistir a formação de gelo, chuva pesada, neve e ventos fortes. Os sinais podem chegar a 30 Km, em condições favoráveis (foto à direita).

Outros equipamentos

Muita gente pensa que as redes wireless se reduzem aos roteadores baratos que hoje em dia se encontra em qualquer loja de materiais de informática, mas a verdade é que existe uma enorme variedade de dispositivos par amontar redes wireless. Com eles torna-se possível montar estruturas de rede a distância, com velocidade de até 11Mbit/s de transmissão.

Numa amostragem rápida, entre estes equipamentos podemos citar diversos tipos de Access Points, antenas, bridge, cabos de vários tipos, cartões PCMCIA, centelhadores, conectores, conversores, divisores e placas adaptadoras.

Para os computadores e periféricos conectados a conexão wireless fica totalmente transparente e a configuração é como uma placa de rede normal. A rede wireless é transparente também para o protocolo, TCP/IP, IPX, NetBEUI ou outros podem trafegar e existir ao mesmo tempo na mesma rede.


Publicado em 27/08/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 82 ARTIGOS SOBRE REDES LOCAIS:
Micro tem 16 GB de memória RAM mas mesmo assim está lento
Como montar duas redes separadas que acessem um mesmo servidor e a mesma conexão de internet?
Qual a maneira mais simples de ter acesso a arquivos de um computador que fica em outro local?
RAID via software no Windows fica melhor com overclock ou underclock?
Rede wireless instável. Será culpa do roteador ou da concessionária de banda larga?
Rede wireless não conecta no cliente, mas funciona normal na oficina
Notebook não entra em outra rede wireless que não aquela onde ele foi configurado
Pode ter mais de um servidor DHCP na mesma rede?
Instalação de rede em residência com vários computadores, qual é a melhor solução?
Cliente fica trocando o cabo dos micros e a internet pára. Mas será que é isso mesmo?
Dúvidas na instalação de roteador em conexão de internet via rádio da Neovia
Rede com roteadores D-link e Linksys interligados perde conexão
Internet de rede wireless com roteador D-link e Speedy fica caindo o tempo todo
Dúvidas comuns em relação às redes Windows: compartilhamento, direitos de acesso e outros
Notebook Itautec não consegue entrar na rede wireless
Trocou roteador por outro wireless e agora não consegue compartilhar a impressora
Um determinado notebook não entra na rede wireless, sendo que os demais funcionam normalmente
Conexão de internet fica caindo a toda hora numa conexão compartilhada com ICS
Cabo muito longo ou deteriorado pode causar perda de conexão na rede local. Mas como saber?
Modem de banda larga: é melhor comprar ou alugar da concessionária?
Restringindo o acesso a internet para certas estações da rede
Acabando com o limite de 10 usuários simultâneos na rede do Windows XP
Transformar smartphone ou notebook com 3G num Hot Spot (roteador wireless)
10 dicas para melhorar o sinal e o alcance de uma rede wireless
Será que o roteador BrazilFW é seguro contra as invasões?
Socorro, os arquivos do meu micro estão aparecendo para todos na internet!
Controle de banda de internet para os usuários em conexão compartilhada
Micros ficam o tempo todo saindo da rede
Problema na lan house: alguém está roubando as senhas do Orkut e MSN
Como compartilhar conexão de internet 3G via modem USB ?
Interligar lugares distantes: melhor usar VPN ou Wi-Fi ?
Como interligar pela rede wireless dois micros distantes 80 metros
É possível restringir o acesso a MSN, Orkut e Youtube?
Roteador Linux BrazilFW versus Mikrotik. Qual é o melhor?
Lan house: melhor usar conexão PPPoE ou IP Fixo?
Como conectar os micros da rede local à internet?
Conexão de Internet via rádio em condomínio pode ser roteada?
Servidor não acessa a Internet através de um roteador D-Link
Rede parou de funcionar ao trocar Hub de 10 Mbps por Switch de 100 Mbps
Qual é o melhor cabo para rede local, CAT5 ou CAT6? Como escolher?
Aprovada distribuição de internet e TV por assinatura pela rede de energia elétrica
Será possível montar uma rede na rua, entre vizinhos?
Comprar roteador pronto ou fazer você mesmo?
Pontos importantes para comprar um roteador wireless
O que são as portas WAN e Uplink e para que elas servem
Qual é a diferença entre hub, switch, roteador e access point?
9 motivos porque as redes wireless apresentam problemas
Quais são as vantagens e desvantagens das redes Wi-Fi (wireless)?
Rede Novell é boa ou ruim? Seria uma boa oportunidade de carreira?
Será que colocando um switch melhor a internet ficará mais rápida?
É possível ter dois gateways com o “Compatilhamento de internet” (ICS) do Windows?
Software gratuito para substituir o compartilhamento de internet do Windows (ICS)
Micro conecta na internet, mas não consegue navegar
Porque o acesso a internet inibe a rede local ?
Porque uma banda larga de 256 Kbps tem apenas 32 KBps ?
Como testar o funcionamento de uma rede?
Como desabilitar o login e senha da rede Microsoft
Desabilite as pastas ZIP do WinXP
Arquivo de resposta do Windows XP
Sumiu a opção de Arquivo>Novo>Pasta no Windows Explorer
Windows XP desliga sozinho quando conecta na Internet
Windows XP fica reiniciando direto
RAID no Windows 2003
XP desliga sozinho quando se conecta na Internet
Estação ME não enxerga servidor com Windows XP
Porque não tem o MSCONFIG no 2000? Será que dá para colocar?
Usuários da rede não conseguem fazer logon e enxergar os recursos compartilhados no Windows XP
Como adicionar mais uma placa de rede no NT4
Cuidado! Windows NT é exigente com as memórias RAM
Windows 2000 e programas DOS
Instalacao do Windows NT é dificil
O que é um produto OEM ?
Como melhorar o desempenho do Windows NT 4 Server
CD-KEY na instalação automática do Windows 2000
Como gravar CDs e DVDs a partir da imagem ISO
Exibição automática de unidades de rede no XP
Problemas no desligamento do Windows 98
Como conectar um Macintosh numa rede com micros Windows?
Procedimentos errados no cabeamento de rede com par trançado
Roteador BrazilFW Linux interfere na rede interna?
Porque que a velocidade da banda larga não chega ao que nos prometem?
O que é preciso para montar uma rede caseira com dois micros?


  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.