[Thecnica Sistemas] Falta de Aterramento dificultava funcionamento de modem comum para linha discada 
tte

Home
 
Artigos e dicas
 
Cálculos e dados
 
Como trabalhamos
 
Aparelhos restaurados
 
Informações e discussões
 
Equipamentos à venda
 
Contato conosco
Inscreva-se no nosso nosso canal no Youtube para ser notificado de novos vídeos

Você está aqui: Indeterminado
Artigo

Falta de Aterramento dificultava funcionamento de modem comum para linha discada

Questão colocada pelo leitor

Como técnico e administrador de rede já senti, sem dúvida, os problemas relatados, placas que simplesmente reiniciam sem problema aparente, interferências na rede, travamentos, etc... tudo vocês atribuíram à falta de aterramento adequado como uma das razões! Mas os problemas com modems, por queda de conexão, linhas com excesso de ruídos, nada foi citado, mas fiz a seguinte experiência. Como ainda não sei ainda fazer um aterramento correto, o que fiz foi o seguinte:

Desliguei a alimentação de uma máquina da rede, da força distribuída. Comprei uma tomada de força nova, troquei de uma parede próxima. Dentro da caixa da tomada, que era de plástico fiz um furo com aproximadamente 5 cm de profundidade, e finquei ali um prego de aço grande. Na sua ponta conectei um fio bitola 2,5 mm² e, com um adaptador desses de três polos para dois da tomada, conectei o computador na tomada e liguei com solda o Terra (improvisado, rusticamente, usando uma capa para conexão que comprei em loja de produtos de eletrônica), liguei o monitor pela CPU e na tomada do telefone coloquei um filtro de linha desses simples vendidos no mercado, nem sei se são eficientes ...

Resultado – o mesmo Modem Motorolla SM 56PCI Fax Modem – OEM, começou a conectar de primeira, não deu mais erros, houve somente uma desconexão por problemas no provedor de Internet, que foi confirmado por mim . A Velocidade de conexão que antes girava em 36 a 38.000Kbps saltou imediatamente para 52 Kbps sempre, e a velocidade de downloads e uploads passou a girar em torno de 7K , medidos com o Norton System Doctor...

O driver do modem instalado a 80, que nem é a última versão, mas é a que se instala no win 2k, sem erros !!! E não houve mais a necessidade de reiniciar a máquina quando o modem não efetua a conexão após uma queda. Quando caiu pela única vez, o usuário clicou em conectar e pronto, discou e conectou, depois de alguns minutos , quando o provedor local voltou a trabalhar!!!

Acredito que esse problema esteja acontecendo em muitas, muitas máquinas... Minha central telefônica na região é analógica , onde é difícil se obter tais conexões! A placa de rede, também segundo o usuário, nunca mais sumiu e reapareceu em outro lugar na barra do sistema, deixei um ícone indicando para saber se ela esta sendo reiniciada pelo sistema ! E a placa não perdeu mais sua comunicação com a rede !

Só posso pensar em interferência elétrica causada por eletricidade estática em demasia na carcaça, contaminando a placa de Modem, fazendo-a trabalhar erroneamente. Se for isso , quais outros sistemas seriam afetados...! O que faz sentido pois como disse o Sr José Guimarães na seção Cartas, essa prática usada pelas réguas de força , de jogar o terra no Neutro é terminantemente proibido em países onde essas placas são idealizadas... Se houver outra possibilidade de esclarecimento gostaria de saber...


Nossa respostaA falta de aterramento afeta todos os componentes do computador, principalmente os que têm ligação com o ‘mundo externo’, como placas de rede, modems, impressoras, escaners, etc.

Neste caso, a ligação foi feita pelo chassis, o que é indiferente, pois o cabo de terra no cabo de ligação também é ligado ao chassis, internamente à fonte de alimentação.

No caso específico do modem, a falta de aterramento pode realmente causar problemas de conexão, visto que os sinais que trafegam no sistema são de baixa intensidade, e percorrem quilômetros entre o dispositivo e a central telefônica. O que atenua um pouco a interferência é que a linha telefônica é do tipo balanceado, onde ruídos do tipo induzido se anulam mutuamente.

Entretanto, a atenuação do sinal, e a falta do elo via terra entre o computador e a central telefônica serve para atenuar ainda mais os sinais e possibilitar o aparecimento de outros tipos de interferência.

Os computadores foram projetados para funcionar com aterramento, assim não é de estranhar que surjam defeitos sem uma causa aparente quando o sistema não está aterrado. Grato pela colaboração !



Publicado em 17/01/2006 às 00:00 hs, atualizado em 22/07/2009 às 00:00 hs


Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato
Enviar para amigo Assinar newsletter Entre em contato

Nenhum comentário até o momento.

Seja o primeiro a comentar este artigo!

Login:
Senha:
  • Se você já se cadastrou no site, basta fornecer seu nome e senha.
  • Caso ainda não tenha se cadastrado basta clicar aqui.


TEMOS MAIS 0 ARTIGOS SOBRE :
Ubuntu 18.04 LTS, novos recursos, mudanças e processo de upgrade
Conheça o Goobuntu, o desktop Ubuntu Linux usado internamente pelo Google
Não consegue fazer backup dos emails do Outlook 2007, recebe mensagem de que o arquivo está corrompido
Como reformatar tablet ou smartphone com Android?
Emulador Wine de Windows para Linux
Instalação de programas no Linux é diferente de como se faz no Windows
Os erros mais comuns dos novatos em Linux
Dual Boot com Windows 7 e Ubuntu
Problema: Ubuntu Linux não inicializa pelo LiveCD
Controlador de domínio com Linux. Será possível?
Configurar internet via radio no Ubuntu Linux
Lançado o Ubuntu 9.04 “Jaunty Jackalope”
Problema ao instalar o Ubuntu 8.04 no Windows
Lançado o Ubuntu Linux 8.04 LTS Hardy Heron
Impressora matricial Epson LX300 não imprime em rede
Gravador de CDs não reconhece mídia de música com 80 minutos
Como adicionar uma segunda saída paralela de impressora (LPT2)
Modem para linha discada não funciona no XP
Programa que resseta cartuchos de impresoras Epson
Problemas na segurança da rede de um condomínio. Todo mundo se enxerga!
Rede local fica lenta ao consultar dados usando um programa feito em COBOL


  • Por favor entre em contato para qualquer dúvida, imprecisão do conteúdo ou informação indevidamente divulgada.
  • Os artigos e demais informações assinadas são de integral responsabilidade de seus autores.
  • O conteúdo deste site está protegido pelo Acordo Internacional da Creative Commons.
  • Os produtos e serviços de terceiros aqui divulgados são de inteira responsabilidade de seus anunciantes.
  • Nosso nome, logomarca e demais sinalizações estão protegidas na forma da lei.